Quando se trata de empreender, os desafios e riscos são inevitáveis. Embora não exista uma fórmula garantida para o sucesso, optar por uma franquia oferece um caminho mais seguro para quem busca abrir seu próprio negócio com suporte e estrutura consolidados.
Em tempos de instabilidade econômica, investir neste modelo de empreendimento tem se mostrado uma estratégia segura e eficiente para novos empreendedores. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor apresentou um crescimento de 13,8% no faturamento em 2023 na comparação com 2022 – ano que havia sido o maior da história das franquias no país.
Franquias: alternativa confiável
Mas o que faz das franquias uma alternativa mais confiável em comparação ao empreendedorismo independente?
Na avaliação da economista Ana Ribeiro, especializada em negócios de pequeno e médio porte, uma das principais vantagens de investir em uma franquia é a oportunidade de trabalhar com um modelo de negócio que já foi testado e comprovado.
“Franquias oferecem um modelo validado, o que reduz drasticamente os riscos de falência. O franqueado recebe um pacote pronto com estratégias de operação, marketing e gestão”, explica Ana Ribeiro.
Foi essa segurança que atraiu a servidora pública Patrícia Ramos, que buscava mais do que apenas estabilidade financeira: queria a liberdade de ser dona do próprio negócio.
LEIA TAMBÉM: Franquia vale a pena? Veja como funciona na prática em 10 pontos
O sonho, no entanto, parecia ter sido frustrado quando sua primeira tentativa, no setor de vestuário, foi um fracasso. “Foi um prejuízo gigantesco. Fiquei traumatizada com o ramo do comércio varejista”, relembra ela.
Mesmo assim, ao lado do esposo, ela começou a estudar alternativas e descobriu nas franquias uma forma segura de recomeçar.
Hoje, Patrícia é tem nove franquias da Touti, maior empresa de cosméticos do mundo a operar em quiosques. “Começamos com uma unidade no Shopping Patteo, em Olinda, e, em cinco anos, expandimos para nove unidades em diferentes regiões de Pernambuco”, pontua ela.
Para ela, cada nova unidade é uma oportunidade de gerar empregos e desenvolver talentos. “Se eu pudesse voltar ao momento em que assinei o contrato, diria: ‘Acredita e vai fundo, porque o futuro vale a pena’”, pontua.
Resiliência das franquias
O case de sucesso de Patrícia não é uma exceção, mas sim um reflexo do que o setor de franquias oferece: segurança, suporte e resultados comprovados. Segundo a ABF, 90% das franquias sobrevivem aos primeiros cinco anos, enquanto negócios independentes têm apenas 25% de chance de sucesso no mesmo período.
O acompanhamento é uma peça-chave para este sucesso de franqueados. “Treinamentos frequentes e suporte especializado reduzem a curva de aprendizado”, destaca André Luiz Costa, consultor de franchising.
A experiência de Patrícia comprova isso: muitas de suas funcionárias começaram como vendedoras e, com treinamentos oferecidos pela franquia, foram promovidas a gerentes.
“É muito gratificante de ver o crescimento também pessoal da nossa equipe”, celebra ela, frisando que a Touti oferece apoio completo em marketing, algo fundamental para quem não tem experiência prévia.
“Mesmo quem nunca empreendeu pode começar uma franquia. Recebemos imagens, materiais promocionais e apoio direto. Isso faz toda a diferença”, destaca Patrícia.
Assim, para quem busca minimizar riscos e maximizar resultados, franquias são a resposta. Com uma marca consolidada, suporte robusto e estratégias testadas, o empreendedor não caminha sozinho.
Histórias como a de Patrícia são a prova de que investir em franquias é não apenas mais seguro, mas também uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
“O setor de franquias é a porta de entrada ideal para novos empreendedores no Brasil, principalmente em momentos de incerteza econômica. Ele oferece mais do que um negócio, oferece um futuro”, conclui economista Ana Ribeiro.